ENTRE EM CONTATO

Núcleo de Turismo de Londrina - Rua Minas Gerais, 297 – 2º andar Sala 23 – Centro  
Londrina – Pr.  CEP: 86.010-905
(43) 3344-1700

  • White Facebook Icon
Please reload

Recentes

Codel lança programa para estimular turismo em Londrina

June 28, 2018

1/2
Please reload

Veja também:

Londrina Matsuri atinge público de 25 mil pessoas em 2017

September 11, 2017

 

A 15ª edição do Londrina Matsuri – Festa da Primavera – contou com quatro dias de evento, no Parque de Exposições Ney Braga e atingiu a um público de 25 mil pessoas, resultado da diversidade de atrações que a tradicional festa japonesa ofereceu. Sábado (9) e domingo (10) foram os dias mais movimentados.

Organizado pelo o Grupo Sansey, entidade sem fins lucrativos, que através dos jovens preserva os hábitos e costumes japoneses, a edição de 2017 correspondeu à expectativa dos promotores, com movimento nos 50 espaços comerciais, além dos gastronômicos e culturais, totalizando 80 estandes.

 

Café no Matsuri 

Participando pela primeira vez no evento, o Sabor Expresso comercializou salgados, porções, bebidas e café.  “Gostei de conhecer o Londrina Matsuri mais de perto. Além do café, uma opção diferente para o público, vendemos muita batata frita também ”, contou o comerciante Carlos Eduardo Chimentão.

 

Também pela primeira vez no evento, a MR Móveis Rústicos de Cornélio Procópio avaliou positivamente a sua participação. “Tivemos pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Maringá e de toda a região visitando nossos estandes, então foi uma excelente oportunidade para fechar vendas e divulgar nossos produtos. Com certeza participaremos do evento em 2018”, disse a proprietária Milene Fujihara.

Programação

 

A programação cultural contou com 50 eventos e mil integrantes. No Matsuri as apresentações artísticas e gastronomia mostraram um pouco desta cultura oriental com a “Eisá”, música e dança de Okinawa, província mais ao sul do Japão, de onde é originária boa parte dos imigrantes que vieram para o Brasil.

 

Outra atração foram os taikos – tambores japoneses-, executados na festa por vários grupos, hoje já conhecidos e admirados pelos nikkeys e brasileiros e o bon odori, dança interativa folclórica, que levou os visitantes do Londrina Matsuri, a dançar com os “bailarinos” que se apresentavam, de 12 entidades e instituições da região metropolitana de Londrina, perfazendo 315 integrantes. Os workshops e oficinas de mágica, de dobradura em tecido, de pipas, de taiko contaram com muitos participantes e encantaram principalmente as crianças, além do Espaço Tecnológico do Senai.

 

No mais, o Matsuri foi uma fartura gastronômica da tradicional culinária oriental e novidades, com yakimeshi, tempurá, sashimi, nagashi somen (macarrão na correnteza), okonomiyaki (receita  criada em Hiroshima durante o pós guerra), sorvete frito (iguaria só encontrada no Matsuri Londrina), entre outros, motivo pelo qual foi, pela quarta vez consecutiva, o festival gastronômico mais lembrado no Top de Marcas Nikkey.

 

Os jovens tiveram no espaço Comic, que funcionou o recinto Milton Alcover, uma programação cultural específica e os filmes “animes” japoneses foram a atração principal, entre eles “O conto da princesa Koguya”.  O desfile estilo Harajuku – em que a principal marca dos adeptos é vestir-se em “camadas”, uma sobreposição de roupas, além do Concurso de Cosplay, chamaram a atenção dos presentes.

 

No último dia do evento, domingo, o resultado da 10ª Mostra do Meio Ambiente e 8º Concurso Melhores Práticas foi divulgado com a premiação realizada no final do dia.  Mostra e concurso contaram com a participação de estudantes de escolas públicas de Londrina. O 1º lugar foi para a escola Municipal Atanásio Leonel com o projeto ‘Ludicidade e sustentabilidade na escola’, o  projeto ‘Verde que te quero-quero: preservando o meio ambiente’, da Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro ficou com o 2º lugar e em 3º foi classificado o projeto ‘Meio ambiente: atitudes para a sua preservação’, da Escola Municipal Eugênio Brugin.

 

“O balanço que fazemos é positivo pois o Matsuri consolida-se a cada edição, como um evento tradicional da cidade, e um público fiel que vem para conhecer e prestigiar nossa arte e participar das atividades culturais, totalmente gratuitas”, reforça o coordenador do evento, Luiz Shiroma.
Promoção e patrocínio

 

O 15º Londrina Matsuri é promovido pelo Grupo Sansey, entidade sem fins lucrativos, com sede em Londrina. Tem o patrocínio da Unimed Londrina, Rede de Farmácias Drogamais, FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Boulevard Londrina Shopping, Copel, Colégio Maxi, St. James, Sicoob, Disfranco – Distribuidora de Bebidas, Midiograf, Sanepar. Conta com o apoio do Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Londrina, RPCTV, Rádio Folha FM, Rádio Igapó FM, Rádio Paiquerê AM, Folha de Londrina, Sociedade Rural do Paraná, SESC Fecomércio, Sonkey e SESI/SENAI.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags